313ª Reunião Ordinária do Coema debate projeto de geração de energia solar em Granja e Martinópole

1 de fevereiro de 2024 - 21:46

Na tarde desta quinta (1), no auditório da Semace, aconteceu a 313a. Reunião Ordinária do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema). O evento foi presidido pela secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA) do Ceará, Vilma Freire, com a presença do superintendente da Semace, Carlos Alberto Mendes, além dos demais conselheiros. Na abertura, Vilma Freire e Carlos Alberto ressaltaram o final do processo de combate ao incêndio do Parque Estadual do Cocó após 13 dias. “O relatório do Grupo Técnico já está pronto e será entregue ao governador Elmano de Freitas. O documento possui ó diagnóstico dos impactos e as sugestões para recuperação da área”, explicou Vilma. Carlos Alberto parabenizou os envolvidos no processo: “bombeiros, brigadistas e corpo técnico da SEMA e da Semace trabalharam como muito afinco”.

Após os informes, passou-se para a pauta da reunião: o debate sobre projeto de geração de energia solar em Granja e Martinópole. O projeto foi a apresentado, debatido e votado. O chamado Projeto Granja Geração de Energia Solar Ltda. está localizado na Fazendas Pão de Açúcar, Morada Nova e Boa Esperança S/N, municípios de Granja e Martinópole/CE. O empreendimento terá potência total para gerar 960Mw, numa extensão de 8,36km. A conselheira Beatriz Araújo, da OAB, pediu vistas ao processo, e a decisão final será tomada na próxima reunião do Coema.

Projeto

O empreendimento é de interesse da empresa Granja Geração de Energia Solar e deverá gerar aproximadamente 1500 oportunidades de emprego diretas e indiretas durante o pico da obra. O projeto prevê a implantação de um complexo fotovoltaico composto por 2.515.968 módulos fotovoltaicos. A energia elétrica gerada pelo Complexo Fotovoltaico Granja será transmitida por meio da conexão com a Linha de Transmissão Parnaíba III – Acaraú III, uma linha de transmissão elétrica de 500 kV já existente no local.