Coema discute estudos ambientais sobre projetos de energia renovável e carcinicultura

4 de abril de 2024 - 17:52

 

Na tarde desta quinta-feira (04), durante a 315ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema), realizada no auditório da Semace, ocorreu apresentação dos pareceres técnicos da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) relativos a empreendimentos para geração de energia renovável e de produção de camarão. O encontro foi realizado de forma híbrida e transmitido pelo canal da Semace no YouTube. A reunião foi presidida pela presidente do Conselho e secretária da Sema, Vilma Freire. Participaram também o secretário do Coema e superintendente da Semace, Carlos Alberto Mendes, juntamente com os demais conselheiros.

“No próximo dia (13), no Parque do Cocó, o governador Elmano de Freitas apresentará o plano Restaura Cocó durante o encerramento da Festa Anual das Árvores. Reforço o convite a todos a estarem presentes neste momento tão importante para o meio ambiente em nosso estado”, destacou em sua fala inicial, Vilma Freire.

Após os informes, passou-se para a pauta da reunião, o projeto de carcinicultura Lagoa Azul, em Camocim. O empreendimento visa a engorda e comercialização de camarões da espécie Litopenaeus vannamei em uma área de 363 hectares, com 58 viveiros, 10 tanques pré-berçário, canais, drenagem e bacias de sedimentação. O conselheiro Romeu Aldigueri, da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Ceará, solicitou vistas ao processo, com a decisão final prevista para a próxima reunião do Coema.

Também foi apresentado o Complexo Eólico Tianguá III, localizado em Tianguá. A empresa responsável pelo projeto, Ventos de Santa Rosália Energias Renováveis, planeja sete centrais geradoras eólicas, com 70 aerogeradores de 4,5 MW cada, totalizando 315 MW de potência instalada. O investimento estimado para a implementação do complexo é de aproximadamente dois bilhões de reais. A conselheira Beatriz Araújo, da OAB, solicitou vistas, e a decisão será tomada na próxima reunião.

Durante a reunião, também foi discutida a autorização de supressão e reposição florestal pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente. O titular da Diretoria Florestal da Semace, Adirson Freitas, abordou o tema da reposição florestal, detalhando o processo e os dados relativos ao cumprimento da reposição nos últimos dois anos no estado.