Coema discute projetos de energia renovável e carcinicultura, nesta quinta-feira (4)

3 de abril de 2024 - 14:38

O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) irá analisar e votar, nesta quinta-feira (4), durante a 315ª Reunião Ordinária, os pareceres técnicos da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) relativos a empreendimentos para geração de energia renovável e de produção de camarão. A reunião será realizada no auditório da Semace, com transmissão ao vivo pelo YouTube da autarquia, a partir das 14h.

Um dos projetos que será deliberado é o de carcinicultura Lagoa Azul, em Camocim. O empreendimento visa a engorda e comercialização de camarões da espécie Litopenaeus vannamei, em uma área de 363 hectares, com 58 viveiros, 10 tanques pré-berçário, instalados em ambiente fechado, além de canais, drenagem e bacias de sedimentação.

Outro ponto em pauta é o Complexo Eólico Tianguá III, situado em Tianguá. A empresa Ventos de Santa Rosália Energias Renováveis será a responsável pelo empreendimento, que consiste em sete centrais geradoras eólicas, com 70 aerogeradores de 4,5 MW cada, totalizando 315 MW de potência instalada. O investimento para a implementação do complexo será de cerca de dois bilhões de reais.

Ainda na reunião será discutido sobre a autorização de supressão e reposição florestal pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente. O titular da Diretoria Florestal da autarquia, Adirson Freitas, irá abordar o tema da reposição florestal, explicando o processo e os dados referentes ao cumprimento da reposição nos últimos dois anos no estado.

A reunião será presidida pela presidente e secretária Estadual do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), Vilma Freire, e contará com a presença do secretário do Conselho e superintendente da Semace, Carlos Alberto Mendes, e demais membros do colegiado.

Durante a sessão, os conselheiros terão acesso aos estudos ambientais para esclarecer dúvidas sobre os empreendimentos. A aprovação do conselho é necessária para que a Semace conceda a licença de instalação dos projetos, parte do processo de licenciamento ambiental.

315ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual do Meio Ambiente
Local: Auditório da Semace (Rua Jaime Benévolo, 1400 – Fátima, Fortaleza)
Data: 04 de abril (quinta-feira)
Horário: 14h
Transmissão online: canal da Semace no Youtube