Coema aprova primeira planta de Hidrogênio Verde do Ceará

26 de outubro de 2023 - 16:54

A primeira planta de Hidrogênio Verde do Ceará foi aprovada, por 18 votos a favor e 5 abstenções, pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) em reunião extraordinária realizada, nesta quinta-feira (26), no auditório da Semace. A reunião foi presidida pela secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), Vilma Freire, e contou com a presença do superintendente da Semace, Carlos Alberto Mendes, e demais conselheiros. A planta, da empresa australiana Fortescue, receberá um investimento significativo e será desenvolvida em etapas no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, especificamente no Setor 2 da ZPE Ceará.

O projeto tem potencial para produzir 837 toneladas de hidrogênio verde por dia, com o uso de 2.100 MW de energia renovável. O projeto também pode gerar cerca de 5.000 empregos na fase de construção, de acordo com o Estudo de Impacto Ambiental. A Fortescue foi a primeira empresa a assinar um pré-contrato para a instalação de uma usina de hidrogênio verde (H2V) no Complexo do Pecém.

O superintendente da Semace, Carlos Alberto Mendes, destacou que o Estado do Ceará faz história de forma planejada e organizada.“O projeto utilizará uma área da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Ceará, destinada para as usinas do hidrogênio verde. As empresas terão a oportunidade de iniciar o processo na etapa de licença de instalação, visto que todo estudo da área foi realizado, EIA/Rima (Estudo de Impacto Ambiental e seu respectivo Relatório) foi aprovado com mais de 25 planos e programas para mitigação dos impactos ambientais, além de potencializar os impactos positivos”, ressaltou o superintendente da Semace.

Hub de Hidrogênio Verde do Ceará

O HUB de Hidrogênio Verde do Ceará, criado em fevereiro de 2021 pelo Governo do Estado Ceará, em parceria com o Complexo do Pecém, Federação das Indústrias do Ceará (Fiec) e Universidade Federal do Ceará (UFC), tem atraído diversas empresas interessadas em instalar no Complexo do Pecém plantas para a produção e distribuição deste combustível considerado o futuro. Até o momento, 31 Memorandos de Entendimento (MoUs) já foram assinados como parte do HUB.