Semace participa do Encontro Intercontinental sobre a Natureza – O2

4 de novembro de 2009 - 14:08

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) participa da quarta edição do Encontro Intercontinental sobre a Natureza – O2, a ser realizado de 9 a 15 de novembro no Centro de Convenções do Ceará. O evento é realizado pelo Instituto Hidroambiental Águas do Brasil (IHAB) com o patrocínio do Conselho de Políticas e Gestão Pública do Meio Ambiente (Conpam).

A participação da Semace começará no dia 10, às 14h, no auditório 8, com a apresentação da palestra “Educação e Consciência Ambiental” com a coordenadora da Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam/Semace), Virgínia Carvalho. A exposição tratará sobre a possibilidade de formar cidadãos conscientes que saibam evitar o consumo desenfreado da sociedade atual. No mesmo dia, às 15h, na sala 2, também através da Codam (Semace), será realizada a oficina de Papel Reciclado, a qual objetiva conscientizar as pessoas da importância da reciclagem para a preservação do meio ambiente.

Na quinta-feira, dia 12 de novembro, a Semace promoverá outros dois painéis. O primeiro deles, com o tema “Compensação Ambiental”, será apresentado pelo procurador jurídico (Projur/Semace) Márcio Benício, às 18h, no auditório 2. Na ocasião será exposta a Lei Federal nº 9.985/00 e os seus objetivos quanto à criação de medidas que compensem o meio ambiente dos danos causados pela construção de empreendimentos em espaços protegidos. Às 19h, no auditório 3, será a vez da apresentação do “Programa Fumaça Negra” pela coordenadora do Núcleo de Análise e Monitoramento (Nuam/Semace). O Fumaça Negra é um programa que visa controlar a emissão de fumaça negra pelos veículos a diesel do Estado do Ceará, com a monitoração e colaboração com a despoluição do meio ambiente.

O Encontro Intercontinental sobre a Natureza – O2 teve sua primeira edição em 2003 e desde então mantém sua realização sequencialmente nos anos ímpares. O evento é realizado em Fortaleza, sua sede permanente, e tem como objetivo geral discutir sobre as questões do desenvolvimento sustentável a nível intercontinental, apresentando casos e estudos realizados para o manejo geoecológico da natureza. Além disso, também visa mobilizar a população em geral para a conscientização do interesse pela proteção da água, do meio ambiente, do turismo ecológico, da eco arte cultura e a convivência harmoniosa no planeta.

Ainda durante o O2 é realizada a Feira de Tecnologia e Produção Limpa Natureza. Um Grande Negócio (Proeco), que este ano será realizada de 9 a 13 de novembro. A Proeco é uma feira de negócios que busca parceiros que queiram associar sua imagem a um projeto de responsabilidade socioambiental. Seu principal objetivo é estimular a execução de trabalhos, produtos, serviços e tecnologias, sob a ótica da responsabilidade social, ambiental e econômica.

Programação Semace

>>De 10 a 13 de novembro, de 14h às 20h: Exposição de material educativo no stand da Semace.

>>Dia 10 de novembro, às 14h, auditório 8: Palestra “Educação e Consciência Ambiental” – Virgínia Carvalho.
>15h, sala 2: Oficina de Papel Reciclado – Roberta Creston.

>>Dia 12 de novembro, 18h, auditório 2: Palestra “Compensação Ambiental” – Márcio Benício.
>19h, auditório 3: Palestra “Programa Fumaça Negra” – Magda Kokay

Luanna Patrícia
Assessoria de Comunicação – Semace