Gestão Pública: Semace conquista certificado na categoria bronze 3

2 de abril de 2024 - 15:12

Rivaldo Gadelha - Ascom Semace - Texto

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, por meio da Secretaria de Gestão e Inovação, concedeu à Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), nesse mês de março, o certificado “Nível de Maturidade da Governança e da Gestão – Categoria Bronze 3″. O reconhecimento resultou da implantação do Modelo de Governança e Gestão Pública (Gestaopublicagov.br), no qual a Semace alcançou 72,99 pontos nos critérios do modelo (1-Governança; 2-Estratégias e Planos; 3-Público-alvo; 4-Sustentabilidade; 5-Capital Intelectual; 6-Processos; e 7 – Valor Público). Fruto de um trabalho minucioso de prestação de informação com comprovação de tudo que dito em todas essas áreas, que ao final mede o nível de Maturidade da Governança e da Gestão – IMGG 100 pontos.

O principal objetivo do Gestaopublicagov.br é melhorar a eficácia na implementação das políticas públicas, através do aprimoramento constante da governança e gestão, o que resulta em serviços de qualidade para os cidadãos. Esse modelo de maturidade traz vários benefícios, incluindo o fortalecimento da governança, a melhoria da qualidade da gestão ao fornecer um guia para melhorias contínuas, o incentivo à cooperação interna entre os órgãos e entidades, a partilha de experiências, a colaboração na procura de soluções e a constante melhoria dos processos.

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos enfatiza que a priorização, sistematização e implementação das ações de melhoria na gestão e nos processos gerenciais são fundamentais para promover uma cultura de governança e gestão altamente madura. Além disso, os resultados demonstram um aumento na satisfação com os serviços prestados, devido à atenção dada às necessidades e expectativas das partes envolvidas.

Grupo

A comissão foi composta pela diretora da Diafi, Natália Pinheiro, que liderou o comitê, além do diretor da ASDIP, Edilson Holanda, da assessora da Nulic, Priscila Soares, da gerente da GEFIN, Kátia Gomes, Aline Cysne, da técnica da Geamo, Andrea Limaverde, do diretor da DITEC, Tiago Bessa, e do coordenador da Ascom, Rivaldo Gadelha.