Operação Fumaça Negra autua 14 veículos

30 de abril de 2010 - 16:17

A Operação Fumaça Negra encerra esta semana somando 174 veículos vistoriados e 14 autuações em Fortaleza, Maracanaú, Aracoiaba e Quixadá. Os técnicos do Núcleo de Análise e Monitoramento (Nuam) verificam a emissão de fumaça dos veículos movidos a diesel, a fim de diminuir a poluição atmosférica e evitar os danos ao meio ambiente e aos cidadãos.

Foram quatro blitze, uma em cada localidade, da última terça-feira (27) até esta sexta-feira (30). A operação teve apoio da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) do Ceará.

São autuados os automóveis que soltam fumaça com concentração de fuligem acima da permitida, que é de até 40% na escala Ringelmann. As cores cinza escuro ou preto indicam que a combustão do diesel está incompleta, o que é resultado de problemas mecânicos ou falta de manutenção. Essa fumaça acentua o aquecimento da temperatura, principalmente nas cidades, onde é uma das principais responsáveis pelo efeito estufa. Além disso, prejudica o desenvolvimento das plantas e causa doenças respiratórias nas pessoas.

O motorista autuado paga uma multa, que varia de R$ 1.060,03 a R$ 4.240,12. Se ele comparecer à Semace com o veículo regularizado em até 15 dias, a contar da data de autuação, tem desconto de 50% no valor a pagar, de acordo com a portaria Semace Nº 136 de 2007.