Semace testa atendente virtual que tira dúvidas do empreendedor

11 de maio de 2020 - 16:31 # # # #

Alberto Perdigão Assessor de Comunicação da Semace (85) 3101-5554

Reprodução da tela do atendente virtual ColibriEmpreendedores públicos e privados podem tirar dúvidas relacionadas à legislação ambiental em vigência no estado, por meio de um atendente virtual instalado no site da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). O robô de nome Colibri foi disponibilizado, nesta segunda-feira (11), para cumprir o período de três meses de testes, atendendo 24 horas por dia.
 
A ferramenta de relacionamento do tipo chatbot funciona por inteligência artificial. Pode responder sobre licenciamento, monitoramento, fiscalização ambiental e gestão florestal. Caso o interessado se sinta insatisfeito com a resposta, o caso é encaminhado para o atendimento da central telefônica. E a questão é registrada, para ser respondida internamente e ampliar o repertório do Colibri.

Relacionamento

Esta é a fase final de testes do robô, que já funciona, desde 2017, para os usuários que utilizam o sistema eletrônico de licenciamento da Semace. O projeto foi desenvolvido numa parceria com o Banco Mundial, que cedeu a consultoria e a empresa desenvolvedora. E faz parte do esforço da Semace de tornar o relacionamento com o público mais fácil, rápido, barato e ecologicamente correto.
 
Ao final do teste, as informações acumuladas serão analisadas, para orientar a Semace sobre a implementação de uma ferramenta de atendimento virtual de inteligência artificial definitiva. O público também pode opinar sobre a facilidade, por meio da central telefônica (0800 275 22 33), que atende mesmo no período de isolamento social, ou do serviço de ouvidoria (ouvidoria@semace.ce.gov.br).