Semace facilita cadastro de profissionais pela internet

13 de agosto de 2019 - 12:57 # # #

Alberto Perdigão
Assessor de Comunicação da Semace
(85) 3101-5554

Profissional navega na tela do sistema NatuurO Cadastro Técnico Estadual de Atividades de Instrumento de Defesa Ambiental (CTE/AIDA) passou a ser emitido eletronicamente pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). A informação foi divulgada, nesta terça-feira (13), pela Diretoria Técnica da autarquia, que desenvolveu a funcionalidade. A nova ferramenta está embarcada no sistema Natuur de tramitação de processos da Semace.
 
O CTE/AIDA é exigido de profissionais e empresas que prestam consultoria ambiental ou que realizam estudos na área. O cadastro tem, atualmente, 368 inscritos, que deverão renovar a inscrição pelo novo modelo, ao longo dos próximos 12 meses. Hoje, (13) três profissionais já haviam pedido o registro no TCE, e vão receber o certificado nas próximas horas. O número de documentos exigidos do interessado também foi reduzido, para facilitar a inscrição.

Ganho de tempo

“Houve um ganho considerável no tempo de análise, por conta da redução do número de documentos exigidos no checklist e pela dispensa de tramitação do processo para a área fim”, afirmou o diretor técnico da Semace, Tiago Bessa. Outra facilidade é que o interessado não precisa comparecer à Semace”, continuou o diretor. “Após a validação dos documentos apresentados, o interessado obtém o seu CTE de forma praticamente automática”, completou.
 
A lista pode ser consultada na Instrução Normativa CTE 2019 nº 01/2019, que regulamenta o cadastro.