Semace virtualiza processo eletrônico de licenciamento

5 de julho de 2018 - 16:38 # #

Alberto Perdigão
Assessor de Comunicação da Semace
(85) 3101-5554 / (85) 98852-6642

Ilustração do planeta terra com placas solares na superfície com o seguinte texto: 1 de agosto de 2018. Processo eletrônico Semace

Os pedidos de licença à Superintendência Estadual do Meio Ambiente passarão a ser realizados completamente por meio da internet, a partir do dia 1 de agosto, quando entra no ar o Processo Eletrônico de Licenciamento. A nova ferramenta permitirá ao empreendedor abrir e acompanhar o processo a qualquer hora ou lugar, sem a necessidade da presença física nas unidades da autarquia. Os documentos exigidos do interessado poderão ser apresentados virtualmente, por meio de arquivos, e as notificações da Semace relativas a pendências poderão ser acessadas em tempo real, apressando a tramitação.

O Processo Eletrônico de Licenciamento também traz mais segurança e transparência à relação entre a Semace e o empreendedor. Outra vantagem é a redução de custos com papel e da emissão de carbono. “Com isso evitamos o uso de resmas de papel, folhas de ofício, pastas de papel e, dessa forma, milhares de árvores deixam de ser derrubadas e milhares de litros de água são economizados”, afirmou o diretor de Tecnologia da Informação da Semace, Ítalo Solon. “ Estamos reduzindo indiretamente a emissão de carbono na atmosfera, já que a solução evita que clientes e partes interessadas se desloquem até a Semace para ter acesso ao processo físico”, completou o diretor.

O que é Processo Eletrônico

Processo por meio do do qual todos os documentos (parecer, certidões, termos, ofícios e etc.) são convertidos em arquivos digitais para visualização por meio eletrônico.

Quando

Todos esses recursos estarão disponíveis para o empreendedor e cidadão a partir do dia 1º de agosto no sistema de informação da Semace, que se encontra no endereço eletrônico http://natuur.semace.ce.gov.br.

Vantagens

Acesso ao processo 24 horas por dia, sete dias por semana.
Economia com impressão de papel.
Economia no deslocamento a Semace.
Celeridade durante o trâmite do processo.
Maior comodidade por parte do interessado.
Melhor comunicação entre a Semace e o interessado.
Maior segurança dos dados trafegados.
Melhor acesso e transparência das informações.