Semace participa de reunião do Projeto Salgado

27 de setembro de 2010 - 15:40

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio do Escritório Regional do Cariri, participou na sexta-feira (24), no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri, de reunião do Projeto Piloto de Enquadramento das Águas no Semi-Árido Brasileiro – Projeto Salgado. O projeto tem como objetivo buscar através do instrumento de gestão de recursos hídricos, denominado Enquadramento das Águas, construir um modelo de gestão participativa que propicie a qualidade das águas do semi-árido brasileiro.

Crato, Juazeiro, Barbalha, Missão Velha e Caririaçu são os municípios que formam a Micro-Bacia III do Rio Salgado, pautados durante a reunião. Eles estão envolvidos no projeto piloto que realizará coletas e análises para a averiguação da qualidade da água, produção de banco de dados viabilizando informações que trarão subsídios para discussões a cerca do tema de reuniões a serem realizadas em articulação com instituições atuantes na bacia e sociedade civil.

Além da Semace Cariri, participaram também do encontro professores, alunos, estudiosos do tema e público em geral. Com a definição do projeto, a autarquia, que participa das reuniões como instituição consultiva, pretende melhorar o trabalho de monitoramento dos bacias hidrográficas no Estado do Ceará.

O Projeto Salgado é financiado pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente do Ceará (Conpam).

Ana Luzia Brito