Semace participa de audiência pública sobre uso de inadequado de agrotóxicos

21 de maio de 2010 - 13:58

Nesta quinta-feira, dia 20 de maio, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio do Núcleo de Cadastro e Extensão Florestal (Nucef), participou da audiência pública, realizada na Assembleia Legislativa, que discutiu os efeitos do uso inadequado de agrotóxicos. Na ocasião, a autarquia foi representada pelos técnicos do Nucef, Gisa de Paula (gerente), e Flávio Rêgo (engenheiro agrônomo).

A audiência, solicitada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e pela Via Campesina, foi requerida pela deputada Rachel Marques (PT). Ela relatou a situação da Chapada do Apodi, ressaltando a problemática da região relativa ao uso inadequado de agrotóxicos pela população. Além disso, Rachel apontou a necessidade de os órgãos agirem com eficiência nas fiscalizações e com base nas devidas competências de cada um.

Na oportunidade, a gerente do Nucef, Gisa de Paula, parabenizou a inciativa da deputada Rachel Marques em promover o debate sobre agrotóxicos. Em sua apresentação, Gisa ressaltou as competências da Semace no controle ao uso de agrotóxicos, por meio do registro e da fiscalização das firmas que comercializam esses produtos. Gisa também enfatizou a ação no município de Ipu, na Serra da Ibiapada, envolvendo a verificação do uso inadequado dos agrotóxicos em campo e sensibilização dos agricultores para a necessidade de sua correta aplicação e manuseio. “Pretendemos replicar essas experiências exitosas em outros municípios”, ressaltou a gerente do Nucef sobre a ação que está sendo desenvolvida pela Semace.

Ao final, o vereador João Alfredo (PSOL-CE) elogiou a apresentação da Semace por mostrar resultados através de ações como a da Bica do Ipu. O vereador propôs à autarquia um grupo de trabalho urgente para atuar contra o uso inadequado de agrotóxicos na Chapada do Apodi, que também vem sofrendo com a questão da pulverização aérea do composto. A Semace se colocou à disposição para compor o grupo proposto na região.

Além da Semace, o debate reuniu representantes da Universidade Federal do Ceará (UFC), Via Campesina, MST, Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia do Estado (Crea-CE), Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adagri), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Também participaram da audiência os deputados Neto Nunes (PMDB), presidente da Comissão; Hermínio Resende (PSL) e a Câmara Setorial de Fruticultura.

Ana Luzia Brito