Operação Serra Limpa combate comércio irregular de agrotóxicos

6 de maio de 2009 - 10:36

06/05/2009 – SEMACE/ASCOM

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), realizou, no período de 27 a 30 de abril, fiscalizações da Operação Serra Limpa nos municípios localizados na serra da Ibiapaba, maior produtor de hortaliças do Ceará e um dos maiores do Nordeste.

A ação teve como objetivo fiscalizar o comércio irregular de agrotóxicos, que engloba os produtos falsificados ou sem registro. Além disso, a operação verificou se a destinação final das embalagens vazias estava sendo feita de forma correta. A iniciativa foi motivada pelo prejuízo ocasionado por esses materiais ilegais, que provocam danos ao meio ambiente, à saúde e ao rendimento do agricultor.

Na oportunidade, a operação vistoriou 48 estabelecimentos comerciais. Desse total, nove foram autuados por comercializarem agrotóxicos ilegais. As equipes apreenderam ao todo 218 kg de produtos, que serão destruídos, e aplicaram R$ 12.000,00 em multas. 27 toneladas estão interditadas cautelarmente até que se concluam pendências processuais.

A Semace, o Mapa e o Ibama continuarão com as fiscalizações em todo o Estado do Ceará. O combate aos agrotóxicos irregulares é essencial para a segurança alimentar e contribui com o meio ambiente.