Fórum Ambiental promove debate sobre ações da Semace

17 de fevereiro de 2009 - 14:09

17/02/2009 – SEMACE/ASCOM

A edição desta segunda-feira, 16 de fevereiro, do Fórum Ambiental promovido semanalmente pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente foi uma oportunidade de expor um balanço das ações da instituição no ano de 2008.

Durante o fórum, realizado no período da manhã, técnicos das diversas coordenadorias da Semace, com o apoio dos seus respectivos núcleos, apresentaram um quantitativo das atividades desenvolvidas no ano passado fazendo um comparativo com anos anteriores. Cada coordenadoria pôde mostrar como atuou no ano de 2008 e quais os objetivos alcançados.

No caso da Coflo, por exemplo, a Coordenadoria Florestal, de acordo com os dados apresentados, houve um considerável aumento no número de apreensões de cargas ilegais de madeira e das emissões do Documento de Origem Florestal do Ceará (Dofce), o que mostra a eficiência das ações fiscalizadoras.

Já com a Copam (Coordenadoria de Controle e Proteção Ambiental) o destaque foi o aumento das inspeções técnicas realizadas e os autos de constatação emitidos. Enquanto que em 2007 foram feitas 3.405 inspeções, em 2008 esse número saltou para 8.357. Os autos de constatação passaram de 828 para 2.093.

O balanço da Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam) também foi bastante positivo revelando um acréscimo elevado na quantidade de cursos realizados e de ações do Projeto Praia Limpa cujo trabalho de conscientização da população quanto aos cuidados que se deve ter para evitar jogar lixo nas praias tem sido muito satisfatório.

No final, o superintendente, Herbert de Vasconcelos Rocha, enalteceu e parabenizou a dedicação e o empenho de todos. “Esses dados mostram com clareza o que nós fizemos em 2008 revelando nossa evolução e o tanto que trabalhamos. Ainda é preciso fazer muito mais. Nós estamos no caminho certo e no futuro com certeza os próximos balanços serão ainda mais positivos”, disse Herbert Rocha.