Fiscalização intensificada durante as festas de final de ano em Jericoacoara

6 de janeiro de 2009 - 14:17

06/01/2009 – SEMACE/ASCOM

Objetivando conter os danos ambientais ocasionados pelo aumento populacional gerado durante as festas de final de ano na praia de Jericoacoara, no município de Jijoca de Jericoacoara, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) intensificou as ações de fiscalizações na área durante os dias 25 de dezembro de 2008 a 05 de Janeiro de 2009.

Na ocasião, foram realizadas visitas de orientação para realização de festas em Jericoacoara, solicitando aos realizadores que dispusessem de coletores de lixo, se responsabilizando por todos os resíduos sólidos produzidos ou lançados no local da festa, que se não possuíssem em sua estrutura banheiros que fornecessem o serviço através de banheiros químicos, respeitando, ainda, a norma da ABNT, NBR 10151, que trata da emissão de ruídos, evitando assim a poluição sonora. Além disso, duas blitze, nos dias 30 de dezembro e 3 de janeiro, foram realizadas para evitar abusos.

Já no dia 1 de janeiro, foi realizada uma limpeza na praia, principalmente na duna do pôr do sol, onde havia uma grande quantidade de garrafas de vidros e de material plástico deixados na noite do réveillon. Essa ação teve um rápido retorno das pessoas que se encontravam no local, que logo começaram a ajudar na coleta dos resíduos sólidos, parabenizando a Semace por está preocupada e ajudando a preservar aquele patrimônio natural. Em outra oportunidade, foram retirados os tocos que caracterizam avanço em via pública nas ruas do Forró e São Francisco, objetivando facilitar a circulação dos veículos.

A Semace contou com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Companhia de Polícia Militar Ambiental, Prefeitura Municipal de Jijoca de Jericoacoara Conselho Comunitário, associações, empresários e sociedade em geral.