Programa de Automonitoramento das Indústrias bate meta de emissão de relatórios em 2011

13 de janeiro de 2012 - 08:54

13.12.2012

O Programa de Automonitoramento das Indústrias da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) superou a meta prevista de relatórios técnicos emitidos e encaminhados para as empresas no ano de 2011. A Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo) realizou 778 relatórios técnicos sobre análises das mais diversas fontes poluidoras. Em 2010, a autarquia emitiu 602 relatórios.

Em uma comparação com o ano anterior, a análise de relatórios teve um crescimento de 29%, superando a meta estabelecida pela autarquia. Em 2011, o cadastro e controle de empresas de automonitoramento passou a ser feito online, através do Sistema de Gerenciamento e Controle Ambiental (Siga). A autarquia elaborou, também, a ficha padrão para o monitoramento das empresas.

Ao todo, os técnicos da Semace inspecionaram 31 empresas e encaminharam outras 34 para a Diretoria de Fiscalização (Difis), por descumprir as condicionantes de licença de automonitoramento. Atualmente, mais de 298 empreendimentos integram o automonitoramento, entre indústrias, carciniculturas, pisciculturas, transportadoras de produtos perigosos, concessionárias de água e esgoto etc.

Saiba mais

O Automonitoramento das Indústrias é um instrumento de controle desenvolvido pela autarquia e é uma das condicionantes exigidas para a empresa que solicita a Licença de Operação. O trabalho consiste em analisar diversas fontes poluidoras, fazendo inspeções e coleta de efluentes líquidos, o monitorando emissões atmosféricas, sonoras e gerenciamento de resíduos sólidos.

Após receber os dados entregues pela empresa, os técnicos da autarquia fazem inspeções nos empreendimentos para averiguar se as informações recebidas são verídicas. Em seguida, a equipe da Semace emite relatórios para os interessados, nos quais informam as conformidades e/ou desconformidades constatadas em relação aos padrões estabelecidos pela legislação.

Nesse processo são levadas em consideração as características de cada empreendimento, devendo as empresas licenciadas apresentarem periodicamente relatórios de controle de suas fontes poluidoras.

Glaydson Galeno
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @semace
Facebook: semace.gov