Nove carros autuados em blitze de combate à fumaça negra no interior do CE

14 de novembro de 2016 - 10:27

Seg, 14 de novembro de 2016, 10h30

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) realizou blitze do Programa de Combate à Fumaça Negra nos municípios de Ipu, Ubajara e Sobral, entre os dias 8 e 10 de novembro, respectivamente. As ações resultaram em 313 veículos vistoriados, dos quais nove estavam emitindo fumaça acima do permitido e foram multados.

A aferição da quantidade de fumaça negra é feita utilizando a escala de Ringelmann Reduzido, constituída por cinco colorações, que variam de cinza claro ao preto total. As emissões de 20% e 40% estão dentro dos padrões estabelecidos. Já nas de 60%, 80% e 100% o veículo é autuado e multado. A finalidade da Semace é minimizar a poluição atmosférica ocasionada pela emissão de material particulado proveniente das descargas dos veículos movidos a diesel que circulam com os motores desregulados, tais como ônibus, caminhões, caminhonetas e transportes alternativos.

O valor da multa varia entre R$ 1.614,40 a R$ 6.457,60. Os responsáveis pelos veículos irregulares podem obter um desconto de 50%. Para que isso ocorra, é necessário que o carro passe por uma nova vistoria na sede da Semace, dentro de 15 dias, a contar da autuação. Caso se constate a sua adequação aos padrões, o proprietário do carro tem o benefício concedido.

A Semace contou com a ajuda da Polícia Militar, através do Comando de Policiamento do Interior e da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), e da Polícia Rodoviária Federal no apoio logístico no tocante à organização do trânsito.

Malefícios à saúde

A emissão de fumaça negra é o resultado de uma combustão incompleta e está associada a problemas operacionais e de manutenção. A inalação em acima do permitido e cotidianamente pode acarretar doenças relacionadas ao aparelho respiratório e cardiovascular. Além disso, pode ocasionar alterações no clima terrestre.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov