Semace participará rede que integra órgãos para facilitar abertura e legalização de empresas

2 de maio de 2016 - 15:02

Seg, 2 de maio de 2016, 15h01

Uma recIMG-20160429-WA0036lamação comum entre os empreendedores de todo o Brasil é que há muita dificuldade para abrir e legalizar uma empresa. Pensando nisso, foi criada a REDESIMPLES, que busca unir em um sistema nacional informatizado instituições públicas da União, estados e municípios. A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) fará parte desse grupo. Nos dias 28 e 29 de abril, o diretor de Controle e Proteção Ambiental da autarquia, Lincoln Davi Mendes, esteve em Brasília para discutir com os outros órgãos medidas a serem adotadas.

Mendes informou que foi conversado para que o processo de licenciamento ambiental ocorra de forma integrada com todos os órgão. “Nosso intuito é facilitar a vida do empreendedor. Não queremos ser um obstáculo para a geração de emprego e renda”, concluiu o diretor. Cada estado enviou um comitiva à capital brasileira. Do Ceará, estiveram representantes da Junta Comercial, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza.

A ideia da REDESIMPLES é substituir a entrega de documentos e vistorias pelo recebimento de declarações dos empreendedores, acreditando assim na boa fé de cada um. De posse do certificado digital, qualquer cidadão poderá abrir, alterar ou dar baixa na empresa através da internet. Outro ponto relevante será a transparência em relação aos tempos de atendimento. Os empreendedores têm à sua disponibilidade o Portal da Empresa Simples (www.empresasimples.gov.br) para dar entrada no processo e obter mais informações.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov