Semace intensifica atendimento do CAR em todo o Estado

29 de abril de 2016 - 16:22

Sex, 29 de abril de 2016, às 16h19

Há mais de um ano a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Diretoria Florestal (Diflo), atua prestando atendimento ao público em assuntos ligados ao Cadastro Ambiental Rural (CAR). Esses atendimentos ocorrem via contato telefônico, e-mail e presencial, com público diversificado, sendo tanto de órgãos públicos municipais, estaduais e federais, como de proprietários e posseiros com áreas de até quatro módulos fiscais. Segundo a Diflo, nesta quinta-feira (28), o setor atendeu presencialmente proprietários de Catunda, Acarape, Ibiapina, Santa Quitéria e Palmácia, além de ligações de diversas regiões do Estado.

De acordo com a técnica da Diflo, Tereza Farias, as dúvidas mais recorrentes sobre o CAR se referem às constantes notícias de prorrogação de prazo em diversas mídias. “É importante destacar que as entidades responsáveis pelo Sicar são o Ministério do Meio Ambiente e o Serviço Florestal Brasileiro, que inclusive informam até o momento não haver alteração nos prazos”, ressalta a técnica da Semace.

Após visita da Semace ao Incra Ceará, e conforme relatórios do SBF a Diflo também ressalta que, “dos 414 assentamentos federais até quarta-feira (27), 411 já estavam inscritos no Sicar, sendo esse dado referência para a região Nordeste”.

CAR no Ceará

A programação da Diflo da Semace tem se estendido em todo o Estado do Ceará com o intuito de atingir o público que necessita realizar o cadastramento. As técnicas Marcela Mendonça e Jaíne Cubas estiveram em morada nova (25), onde prestaram capacitação sobre o CAR, e nesta sexta-feira (29) participam de mutirão com a Unilab, atendendo demandas da região de Baturité.

Atendimento

O atendimento ao cidadão em Fortaleza acontece na Rua Solon Pinheiro, nº 1661, das 08h às 17h. Outra alternativa para tirar dúvidas é através do e-mail duvidas.carce@semace.ce.gov.br. Além disso, os técnicos da autarquia estão disponíveis através dos contatos: (85) 3264-8117 e (85) 3101-5546 (Diretoria Florestal/Fortaleza), (88) 3102-1288 (Crato) e (88) 3614-8779 (Sobral).

Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov