Farias Brito recebe curso da Semace para formação de agentes multiplicadores do CAR

11 de abril de 2016 - 14:30

IMG-20160408-WA0008 Seg, 11 de abril de 2016, 14h30

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Diretoria Regional do Crato (Dicra), promoveu na cidade de Farias Brito, nos dias 7 e 8 de abril, um curso sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR) para a formação de agentes multiplicadores. Foram contemplados com a capacitação nove colaboradores da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

A capacitação, que ocorreu na Biblioteca Francisco Matias de Sousa, teve como facilitador o diretor regional da Semace no Crato, Hermínio Brasil, o fiscal ambiental, Anderson Santos, e a técnica da SuperintIMG-20160408-WA0010endência, Gerys Landia. O objetivo da autarquia foi treinar os nove funcionários da Prefeitura de Farias Brito para que eles possam colaborar com os proprietários e/ou posseiros de terra a realizarem o cadastro de suas propriedades rurais com até quatro módulos fiscais.

O Cadastro Ambiental Rural é um registro eletrônico do Ministério do Meio Ambiente (MMA) obrigatório a todos os imóveis rurais. Sua finalidade é obter informações ambientais georreferenciadas referentes à situação das áreas de preservação permanente (APP), reservas legais, florestas, remanescentes de vegetação nativa, áreas de uso restrito e espaços consolidados das propriedades e posses rurais no Brasil. Com base nos dados recebidos, a ideia é fomentar e criar estratégias para controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do país, bem como realizar um planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

A Semace, responsável no Ceará por promover o CAR, vem desenvolvendo sistematicamente atividades que contribuam com o sucesso do Cadastro. Além de realizar no interior do estado e em sua própria sede cursos e minicursos, a autarquia disponibiliza dois canais de comunicação com o público externo para atendimento e dúvidas. Um é pelo telefone (85) 3264-8117 e o outro através do e-mail duvidas.carce@semace.ce.gov.br.

Fhilipe Augusto