Semace lança novo sistema de cadastro de agrotóxicos

21 de novembro de 2023 - 16:55

 

 

 

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) lançou nesta terça-feira (21) o Sistema de Cadastro e Registro de Agrotóxicos – SICRA. O novo sistema tem como objetivo cadastrar as empresas registrantes/fabricantes e seus produtos junto à Semace.

O sistema foi solicitado pela Diretoria Florestal da superintendência e desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação da Semace. A ideia é possibilitar o cadastro empresarial e dos agrotóxicos pela própria empresa, ficando a cargo da Semace a análise e validação dos dados apresentados pelo requerente.

Os interessados já podem acessar a novidade. Para isso, basta ir ao site da Semace em semace.ce.gov.br, clicar na aba Serviços, seguido de Agrotóxicos e encontrar o Sicra. Por lá, além de fazer o cadastro, as empresas terão acesso a uma aba de perguntas frequentes para tirar dúvidas sobre o processo e dados necessários.

Os cadastros vigentes no sistema Natuur não serão migrados automaticamente para o sistema SICRA. Os sistemas Natuur e SICRA operarão de forma paralela e independentes até que se vençam os cadastros dos produtos no Natuur. A partir de então, apenas o SICRA ficará atuando.

Após a análise da Semace, é gerado um certificado de cadastro do agrotóxico, que é fornecido à empresa Registrantes/Fabricantes com validade de 5 (cinco) anos. Durante o prazo de validade do certificado, a empresa titular do documento pode alterar ou cancelar o referido cadastro.

Acesse o Sicra agora: https://www.semace.ce.gov.br/sistema-de-cadastro-e-registro-de-agrotoxicos-sicra/

 

Assessoria de Comunicação – Ascom
(85) 3101-5554/(085) 988526642
comunicacao@semace.ce.gov.br
Superintendência Estadual do Meio Ambiente – Semace
Governo do Estado do Ceará