Novas parcerias são intensificadas para difundir a obrigatoriedade do CAR no Ceará

16 de novembro de 2015 - 10:35

Seg, 16 de novembro de 2015, 10h29

No Ceará, em continuidade as atividades do Cadastro Ambiental Rural (CAR), a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Diretoria Florestal (Diflo), tem intensificado parcerias para difundir a obrigatoriedade do cadastramento. Nos meses de setembro e outubro deste ano, técnicas da Diflo participaram de reuniões com equipe de técnicos do Departamento Nacional de Obras Contras as Secas (Dnocs) para avaliarem o cadastrado dos irrigantes no Estado.

Durante os encontros foram discutidos assuntos técnicos e dirimidas dúvidas quanto a aplicação no novo Código Florestal (Lei nº 12.651/2012) nos perímetros irrigados. Segundo dados do Dnocs, o Ceará possui o total de 14 perímetros de irrigação e 85 açudes públicos, localizados na zona rural.

A discussão ocorre também em outros estados entre órgãos ambientais estaduais responsáveis pelo CAR e o Dnocs. No estado do Ceará as demandas são crescentes sobre a capacitação oferecida pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e Diflo, tanto por representantes do poder público municipal, proprietários e assentados.

Estiveram presentes nas reuniões: as técnicas da Diflo Tereza Farias, Andrea Limaverde, Marcela Mendonça e Jaine Cubas, além dos técnicos do Dnocs José Alfredo, Simone Façanha e Sandra.

No período de 14 a 18 dezembro deste ano será realizado curso do CAR no município de Canindé, para atender os municípios de Boa Viagem, Madalena, Paramoti, Caridade, Canindé, Monsenhor Tabosa. O público alvo é de representantes de órgãos públicos e técnicos de extensão rural. O treinamento possui aula teórica e prática, sendo no último dia realizado atendimento a agricultores.

Saiba mais

A Semace, assim como seus demais parceiros, auxiliam os empreendedores rurais e agricultores a se inscreverem no Sicar. A Diflo da Semace é a responsável em dar essa ajuda aos cidadãos. As dúvidas podem ser dirimidas através dos telefones (85) 3264-8117 ou (85) 3101-5546. A Semace inicia o atendimento nos escritórios regionais localizados no Crato e Sobral, além da sede em Fortaleza, na Diretoria Florestal.

No site da Autarquia, o cidadão pode saber mais ou até mesmo acompanhar informações atualizadas através da aba de “Serviço”, localizada no lado direito, no item intitulado “Cadastro Ambiental Rural (CAR)”.

Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov