Novas parcerias são intensificadas para difundir a obrigatoriedade do CAR no Ceará

16 de novembro de 2015 - 10:35

Seg, 16 de novembro de 2015, 10h29

No Ceará, em continuidade as atividades do Cadastro Ambiental Rural (CAR), a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Diretoria Florestal (Diflo), tem intensificado parcerias para difundir a obrigatoriedade do cadastramento. Nos meses de setembro e outubro deste ano, técnicas da Diflo participaram de reuniões com equipe de técnicos do Departamento Nacional de Obras Contras as Secas (Dnocs) para avaliarem o cadastrado dos irrigantes no Estado.

Durante os encontros foram discutidos assuntos técnicos e dirimidas dúvidas quanto a aplicação no novo Código Florestal (Lei nº 12.651/2012) nos perímetros irrigados. Segundo dados do Dnocs, o Ceará possui o total de 14 perímetros de irrigação e 85 açudes públicos, localizados na zona rural.

A discussão ocorre também em outros estados entre órgãos ambientais estaduais responsáveis pelo CAR e o Dnocs. No estado do Ceará as demandas são crescentes sobre a capacitação oferecida pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e Diflo, tanto por representantes do poder público municipal, proprietários e assentados.

Estiveram presentes nas reuniões: as técnicas da Diflo Tereza Farias, Andrea Limaverde, Marcela Mendonça e Jaine Cubas, além dos técnicos do Dnocs José Alfredo, Simone Façanha e Sandra.

No período de 14 a 18 dezembro deste ano será realizado curso do CAR no município de Canindé, para atender os municípios de Boa Viagem, Madalena, Paramoti, Caridade, Canindé, Monsenhor Tabosa. O público alvo é de representantes de órgãos públicos e técnicos de extensão rural. O treinamento possui aula teórica e prática, sendo no último dia realizado atendimento a agricultores.

Saiba mais

A Semace, assim como seus demais parceiros, auxiliam os empreendedores rurais e agricultores a se inscreverem no Sicar. A Diflo da Semace é a responsável em dar essa ajuda aos cidadãos. As dúvidas podem ser dirimidas através dos telefones (85) 3264-8117 ou (85) 3101-5546. A Semace inicia o atendimento nos escritórios regionais localizados no Crato e Sobral, além da sede em Fortaleza, na Diretoria Florestal.

No site da Autarquia, o cidadão pode saber mais ou até mesmo acompanhar informações atualizadas através da aba de “Serviço”, localizada no lado direito, no item intitulado “Cadastro Ambiental Rural (CAR)”.

Ana Luzia Brito
Twitter: @Semace