Semace participa de oficina para práticas de manejo florestal sustentável

28 de outubro de 2015 - 13:54

Qua, 28 de outubro de 2015, 13h54

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) está participando, nos dias 27 e 28 desse mês, de uma oficina do Projeto de Desenvolvimento de Práticas de Manejo Florestal Sustentável na Região do Baixo Jaguaribe. O evento, que está sendo realizado no município de Russas, é voltado para os moradores de assentamentos rurais. O objetivo é orientá-los sobre os procedimentos adequados para a autorização dos planos de manejo, bem como incentivar a organização da produção.

O técnico da Diretoria Florestal da Semace, Geraldo Martins, na tarde desta terça-feira (27), fez uma explanação sobre o Documento de Origem Florestal (DOF) e aplicou uma capacitação prática aos participantes de acesso ao sistema do Ibama referente à: Retirada de DOF; Cadastro Técnico Federal de Entidade Jurídica; Cadastro Técnico Federal de Pessoa Física.

Outras temas são pauta do evento, como a situação atual de cada um dos oito planos de manejo
dos assentamentos de Russas e a organização de sua produção. Na manhã de hoje (28), houve uma visita em uma área manejada no município que abordou a demarcação dos talhões, seleção de espécies protegidas por lei, corte e subprodutos do plano de manejo.

A oficina se encerrará ao final da tarde com debates sobre o que foi visto nos dois dias e os encaminhamentos. O evento foi promovido pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema).

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov