Fortaleza recebe blitze da Semace de combate à fumaça negra

2 de outubro de 2015 - 13:55

Sex, 2 de outubro de 2015, 13h53

Fortaleza foi o município onde a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) promoveu blitze do Programa de Combate à Fumaça Negra nos dias 29 e 30 de setembro e 1 de outubro. As fiscalizações ocorreram na avenidas João Pessoa, Juscelino Kubitschek e Cel. Matos Dourado, respectivamente. Durante esse três dias foram autuados sete veículos. Ao todo, passaram pela inspeção 285 carros movidos a diesel.

O objetivo da Semace ao realizar essas fiscalizações rotineiras do programa é tentar amenizar a poluição atmosférica resultante da queima do combustível. Segundo o coordenador de Combate à Fumaça Negra da Semace, Francisco de Oliveira, a falta de manutenção do motor do veículo é a maior culpada pela emissão em excesso de fumaça. Oliveira indica aos proprietários que eles regularmente façam as correções necessárias no veículo para que se evite a poluição do meio ambiente e riscos à saúde humana, bem como as multas. Os valores aplicados aos autuados variam de R$ 1.459 a R$ 5.836.

Para saber a intensidade de fumaça emitida pelos automóveis, a autarquia usa a escala de Ringelmann Reduzido, constituída por cinco colorações, que variam do cinza claro ao preto total. Na oportunidade, é feita uma análise comparativa da coloração do material expelido pelo carro com um dos índices da escala.

Desconto

O multa ao responsável pelo carro pode ser reduzida em 50%, de acordo com a Portaria nº 136 da Semace. Ela diz que se o veículo irregular for levado à sede da autarquia em um prazo de até 15 dias, a contar da autuação, para passar por uma nova vistoria e for constatada que a emissão de fumaça está dentro dos padrões o valor deve cair pela metade.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov