CAR será tema de palestra durante o Encontro Regional de Reforma Agrária e Crédito Fundiário

21 de outubro de 2015 - 16:12

Qua, 21 de outubro de 2015, 16h12

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece) realizará, nos dias 22 e 23, em Itapipoca, o Encontro Regional de Reforma Agrária e Crédito Fundiário. Para compor a programação, os organizadores convidaram a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) para falar das ações em desenvolvimento pelo Governo do Estado a partir da elaboração do Plano Operacional do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

A técnica da Diretoria Florestal (Diflo) da Semace, Tereza Farias, será a responsável por falar do trabalho que a autarquia vem desenvolvendo para executar as ações elaboradas para o plano operacional. Segundo Tereza Farias, todos os esforços estão sendo feitos em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e as entidades vinculadas ao sistema da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA).

Evaneida Peixoto, também da Diflo, esclarecerá como as instituições e os interessados podem solicitar cursos de capacitação e mutirões sobre o CAR para serem realizado no ano de 2016. A Semace já vem promovendo esses treinamentos no decorrer desse ano com o apoio de representantes dos poderes públicos estadual e municipais, sindicatos de trabalhadores, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC) e Fetraece.

Ainda na apresentação será levantada a discussão sobre a corresponsabilidade das entidades já treinadas, que devem servir como agentes multiplicadores visando o aumento no números de cadastros ambientais rurais, principalmente em seus municípios e territórios.

Fhilipe Augusto
Twitter: @Semace