Semace visita Centro de Triagem de Animais Silvestres em Brasília

4 de junho de 2014 - 14:49

04/06/2014

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), através da Diretoria de Fiscalização (Difis), realizou entre os dias 26 e 28 de maio visita ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) em Brasília. Na ocasião, os fiscais ambientais da Difis, Roberto Cavalcante e Eugênio Oliveira tiveram a oportunidade de conhecer a logística de funcionamento do Cetas, bem como, a estrutura dos recintos nos manejos com os bichos. De acordo com os agentes da autarquia, o conhecimento adquirido durante a visita servirá como base para a criação do Cetas no Ceará.

Após a publicação da Lei Complementar 140 de 08 Dezembro de 2011, o Estado passou a ser responsável pela gestão da fauna. Com isso, a Semace, desde fevereiro de 2012, vem desenvolvendo atividades de fiscalização conjuntas com o Ibama e dialogando com o setor de Fauna da superintendência no sentido de assumir as atividades de licenciamento de criadouros de fauna silvestre, mantenedores e demais estabelecimentos que desenvolvem atividades econômicas envolvendo fauna em cativeiro.

Sobre o Cetas

É um local autorizado pelo Ibama para receber, reabilitar e destinar animais silvestres resgatados da ação de fiscalização ou de entrega voluntária. Todo animal silvestre levado ao Cetas tem sua espécie identificada e após avaliação é destinado aos programas de soltura. O animal que não apresenta condições de ser solto na natureza, pode ser encaminhado para zoológicos, mantenedores ou criadouros científicos.

*Com informações do site do Ibama

Suiany Rocha
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov