Fumaça Negra: nove veículos multados no interior do Estado

2 de junho de 2014 - 14:40

02/06/2014

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) realizou entre os dias 27 e 29 de maio blitzes do Programa de Combate à Fumaça Negra. Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha foram os municípios escolhidos para as fiscalizações.

Durante as ações os agentes da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo) vistoriaram 465 veículos. As operações resultaram em nove veículos multados por emissão de fumaça acima do permitido.

Para realizar a vistoria no carro a equipe da Semace utiliza a escala de Ringelmann Reduzido, composta por cinco cores, que variam do cinza claro ao preto total. No caso em que a fumaça apresenta cor mais branda, o automóvel está dentro dos padrões estabelecidos, que é 20 ou 40% na escala. Porém, se a cor for mais escura, o veículo é multado, pois está entre os percentuais de 60, 80 e 100%, proibidos pela legislação.

A Semace contou com o apoio da Polícia Militar, Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e Departamentos municipais de trânsito.

Multa
A multa pode variar de R$ 1.401,67 a R$ 5.606,71. No caso de autuação, o responsável pelo carro pode levá-lo à sede da Semace em até 15 dias para nova vistoria. Se constatada a regularização, o valor da multa é reduzido em 50%.

Suiany Rocha
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov