Projetos em licenciamento na Semace são apresentados à população de Barroquinha e Trairi

22 de maio de 2014 - 15:10

22/05/2014

Duas audiências públicas para apresentação de projetos e seus referidos estudos ambientais foram presididas pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) em Barroquinha e Trairi, nos dias 15 e 21, respectivamente. A primeira foi em decorrência do licenciamento ambiental do Complexo Eólico Barroquinha. A outra tratou da plantação irrigada de coqueiros e nim – espécie indiana.

De acordo com o projeto do complexo, caso aprovado, ele será composto por seis centrais eólicas, cuja produção de energia será de 114 megawatts em 69 aerogeradores. A área total do empreendimento será de 2.037 hectares (há). Segundo os estudos ambientais feitos na área, a implantação desse empreendimento ocasionará 139 impactos, sendo 55,4% benéficos e 44,6% adversos.

Com relação à plantação irrigada de coqueiros e nim, de interesse da Unique Invest LTDA., a quantidade de impactos gerados será bem menor, caso seja liberada. Serão 15 positivos, 11 negativos e 22 neutros, totalizando 48. Conforme o projeto, a empresa destinou uma área de 1.081 há, sendo 216 para a reserva legal – que permanecerão intactas – 668 para produção de coco e 264 hectares exclusivos para nim.

Em ambas as audiências as consultorias ambientais, responsáveis pela elaboração dos estudos ambientais dos empreendimentos, apresentaram uma série de medidas mitigadoras e planos e programas de controle, proteção e monitoramento ambiental para a mitigação e minimização dos impactos negativos.

A audiência pública é o momento que a população pode e deve participar do processo de licenciamento ambiental. Embora não tenha caráter deliberativo, a audiência serve para auxiliar os técnicos da Semace na elaboração do parecer técnico a respeito do empreendimento, pois a comunidade expõem, em muitos casos, características da região que não são de conhecimento do corpo técnico da autarquia.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação da Semace
Facebook: semace.gov
Twitter: @Semace