Projeto de sete aerogeradores é apresentado durante audiência pública em Cascavel

25 de abril de 2014 - 16:10

25/04/2014

Nesta quinta-feira (24), a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio do Núcleo de Impacto Ambiental (Nuiam), presidiu audiência pública no município de Cascavel referente o processo de licenciamento ambiental da Usina Eólico-Elétrica Cascavel. O momento aconteceu na Secretaria de Cultura Municipal e contou com a participação de representantes do poder público local, associações, estudantes e sociedade civil.

Na oportunidade, o geógrafo Gessivaldo Costa, da Ampla Engenharia – empresa responsável pela elaboração do estudo ambiental, apresentou ao público presente o projeto da usina, bem como os impactos positivos e negativos para o meio ambiente oriundos da possível instalação do empreendimento. Segundo Costa, está prevista a construção de sete aerogeradores, possuindo cada um potência nominal de 2,7 megawatt (MW), o que representa uma capacidade instalada de 18,9 MW. Eles ficarão localizados em uma área de tabuleiros pré-litorâneos, não gerando grandes impactos.

O estudo contemplou levantamentos sobre os meios físico, biótico e socioeconômico. Ao todo, 65 impactos foram diagnosticados, sendo 37 positivos e 28 negativos. A ocorrência deve ser maior na fase de implantação. Para minimizar os efeitos adversos, o estudo apresenta uma série de palnos de controle e mitigação e monitoramento ambiental a serem seguidos no empreendimento.

A equipe multidisciplinar da Semace que está responsável pela análise do estudo ambiental do projeto esteve presente à audiência e ouviu a participação popular com relação ao empreendimento. Os técnicos elaborarão um parecer técnico que será enviado ao Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) para apreciação.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov