Nove veículos multados em blitze de combate à fumaça negra no interior

1 de abril de 2014 - 14:29

01/04/2014

Mais uma série de blitze do Programa de Combate à Fumaça Negra foi realizada no interior do Ceará. A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), através da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo), visitou os municípios do Crato, Milagres e Iguatu nos dias 25, 26 e 27 de março, respectivamente. Dos 420 veículos vistoriados durante as ações, nove foram multados.

O objetivo desta fiscalização é minimizar a poluição atmosférica vinda do sistema de escapamento dos veículos movidos a diesel. A medição do índice de fumaça negra é feita através da escala de Ringelmann Reduzido, composta por cinco colorações, que variam de cinza claro ao preto total. As emissões de 20 e 40% estão dentro dos padrões estabelecidos. Já nas de 60, 80 e 100% o veículo é autuado e recebe multa que pode variar de R$ 1.401,67 a R$ 5.606,71.

Caso tenha o veículo autuado, o responsável tem até 15 dias para comparecer à sede da instituição para passar por nova vistoria. Se constatada a regularização de acordo com os padrões estabelecidos, a multa é reduzida a 50% do valor total.

A Semace contou com o apoio da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) durante os três dias de trabalho nos municípios citados.

Suiany Rocha
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov