Resíduos oriundos da construção civil é tema de palestra na Semace

9 de dezembro de 2013 - 13:53

09/12/2013

Na sexta-feira (6), a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) promoveu no auditório Régia Nântua da autarquia palestra sobre gestão de resíduos provenientes da construção civil e aplicação de agregados reciclados para o público geral. Na ocasião, o conteúdo foi ministrado pelo professor doutor da Universidade Federal do Paraná, Leonardo Fagundes Rosemback.

Durante sua apresentação, Rosemback explanou aspectos como a perspectiva espacial dos resíduos oriundos da construção civil, bem como a utilização indevida de dispositivos de coleta de empreendimentos imobiliários, o cenário evolutivo, estatísticas etc. O palestrante explicou também sobre diretrizes de leis como a Nº 12.305 de 2 de agosto de 2012, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, e a Resolução Nº 307/2002 do Conselho Nacional do Meio Ambiente.

Segundo Leonardo, existe tecnologia suficiente para aplicar agregados reciclados em diversos serviços de engenharia, com garantia de desempenho. “O uso de desses componentes, além de aumentar a sustentabilidade do setor, reduz o custo das obras, significando em maior eficiência no uso do dinheiro público”, concluiu o palestrante.

O momento foi uma oportunidade para os participantes buscarem compreender e esclarecer dúvidas no que diz respeito às legislações que tratam do assunto em questão. Na oportunidade, estiveram presentes o superintendente da Semace José Ricardo Araújo, que juntamente com o superintendente adjunto Arilo Veras, abriu o evento, além de técnicos da autarquia e representantes de instituições, entidades e empresas ligadas à temática ambiental e construção civil.

Leonardo possui graduação em engenharia civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora, mestrado e doutorado em engenharia civil pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Materiais e Componentes de Construção, atuando principalmente nos seguintes temas: reciclagem de resíduos de construção em usinas e canteiros, argamassas, concretos, pavimentos. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Paraná e consultor técnico na gestão de resíduos em canteiros de obras e implantação de usinas de reciclagem.

Saiba mais

A Semace é o órgão ambiental do Governo do Estado responsável pelo licenciamento ambiental e fiscalização das atividades voltadas para a construção civil. A autarquia atua visando o controle e a conservação dos recursos naturais, de forma a promover o desenvolvimento socioeconômico, em consonância com os princípios do desenvolvimento sustentável.

Ana Luzia Brito
Twitter: @semace