Semace participa de treinamento para o Inventário Florestal Nacional no Sesc Iparana

8 de outubro de 2013 - 15:44

08/10/2013

Na manhã desta terça-feira (08), no Sesc Iparana – Caucaia, o titular da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), José Ricardo Araújo, fez abertura do treinamento das equipes que farão o levantamento da cobertura  florestal do Ceará como parte do Inventário Florestal Nacional (IFN). Na ocasião, ele agradeceu a parceria com o Serviço Florestal Brasileiro (SBF) e falou sobre a importância da capacitação no Estado do Ceará, ressaltando a Caatinga como um bioma fundamental na aplicação das metodologias e nas pesquisas de campo.

Também tiveram a palavra durante a abertura do evento: os engenheiros florestais do SBF Guilherme Gomide e Doadi Antonio Brena, a engenheira agrônoma da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Patrícia Povoa de Matos, e o engenheiro agrônomo e diretor Florestal da Semace, Raimundo Costa.

O treinamento permitirá a preparação dos técnicos para realizar o trabalho de campo, que consistirá na medição de um conjunto de dados sobre as árvores em 377 pontos do estado, de forma a abranger os 150 mil quilômetros quadrados dessa unidade da federação.  A capacitação, que acontece até o dia 15 de outubro com atividades no Sesc Iparana, será realizada para 20 profissionais, entre técnicos da empresa contratada para realizar o IFN no Ceará, da Semace, alunos de pós-graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC) e professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

As informações obtidas com o Inventário darão um panorama das florestas: a extensão real delas, se há espécies em extinção ou em abundância, se as florestas são jovens (cresceram após cortes recentes) ou antigas (intocadas), se as plantas estão atacadas por pragas e qual a quantidade de biomassa (matéria orgânica) na vegetação.  “É importante salientar que o IFN irá contemplar também as comunidades locais com pesquisas e relatórios que apontarão os benefícios decorrentes do uso do bioma Caatinga”, ressalta o superintendente da Semace Ricardo Araújo.

Além de assistir as explanações em sala de aula, o grupo realizará práticas de campo em uma fazenda com vegetação preservada de Caatinga e também em uma unidade de conservação estadual, a Área de Relevante Interesse Ecológico Sítio do Curió.

Ana Luzia Brito
Twitter: @semace