Licenciamento de três parques eólicos debatido em audiências públicas

2 de setembro de 2013 - 14:59

02/09/2013

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio do Núcleo de Impacto Ambiental (Nuiam), presidiu nos dias 28 e 29 de agosto, com uma boa presença da sociedade, as audiências públicas referentes aos licenciamentos ambientais de três parques eólicos. As reuniões ocorreram nos municípios onde os empreendimentos pretendem se instalar – Barroquinha, Acaraú e Itarema.

A primeira audiência aconteceu em Barroquinha, na manhã do dia 28. Na ocasião, o público presente pôde conhecer o projeto da Central de Geração Eólica Bitupitá, bem como seu estudo ambiental. A proposta é construir 35 aerogeradores, com potência nominal de 2 megawatts (MW). De acordo com o geógrafo Gessivaldo Regino Costa, da empresa Ampla Engenharia – responsável pela elaboração do estudo, foram estudadas três alternativas locacionais para o empreendimento. Além disso, Costa informou que a implantação de parques desse porte pode acarretar no surgimento de 14 impactos positivos e 28 negativos.

Na manhã de quinta-feira (29) a audiência foi em Acaraú e tratou do Complexo Eólico Curral Velho. O projeto prevê a instalação de 42 aerogeradores, com capacidade total de produzir 88 MW, segundo o Relatório de Impacto Ambiental entregue à Semace. O biólogo Marcos Freire, da MAP Ambiental, foi quem explanou o estudo ambiental. Segundo ele, foram realizados levantamentos de ruídos, do meio biótico, sócioeconômico etc. Segundo Freire, a quantidade de impactos positivos e negativos é proporcionalmente inversa nas fases de implantação e operação. No momento da construção do parque, o biólogo disse que 77% dos efeitos são maléficos. Contudo, a partir do funcionamento, 70% passa a ser positivo.

Para finalizar, na tarde de quinta-feira, a comunidade de Patos, em Itarema, participou da audiência da Central Eólica Pedra Cheirosa, cujo projeto aponta para uma produção de 50 MW, oriundos de 25 torres. A Ampla Engenharia foi, novamente, a responsável pelo estudo ambiental. Nesse empreendimento, o quantitativo de impactos se equivaleu ao de Barroquinha, com 28 negativos e 14 positivos. Os três parques são de interesse da empresa CPFL Renováveis.

Para o supervisor do Nuiam da Superintendência, Ivan Botão de Aquino, essas audiências públicas são o momento para a população participar do processo de licenciamento ambiental feito pela Semace, conhecendo o projeto, opinando e fornecendo informações ambientais relevantes para a equipe da autarquia que está analisando o estudo ambiental e, posteriormente, elaborando o parecer técnico a ser apreciado pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema).

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov