Programa de Combate à Fumaça Negra autua 16 em Fortaleza, Aquiraz e Maracanaú

17 de junho de 2013 - 14:33

17/06/2013

No período de 11 a 14 de junho, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) realizou blitze do Programa de Combate à Fumaça Negra em Fortaleza, Aquiraz e Maracanaú. Na ocasião, a autarquia vistoriou 550 veículos movidos a diesel. Desse total, 16 estavam emitindo fumaça acima do permitido pela legislação e acabaram sendo autuados e multados em R$ 1.328.

Para medir a intensidade de fumaça expelida pelo escapamento do automóvel, a Semace utiliza a escala de Ringelmann Reduzido, constituída por cinco colorações, que variam do cinza claro ao preto total. Na oportunidade, é feita uma análise comparativa da coloração do material expelido pelo carro com um dos índices da escala.

O objetivo da autarquia ao promover fiscalizações rotineiras do programa é buscar a diminuição da poluição atmosférica oriunda da combustão do diesel. Para o coordenador de Combate à Fumaça Negra da Semace, Francisco de Oliveira, a principal causa dessa queima irregular e emissão em excesso de fumaça é a falta de manutenção do motor. Oliveira aconselha aos proprietários que eles façam regularmente os reparos necessários no veículo para que se evite a poluição do meio ambiente e riscos à saúde humana, bem como as multas.

Apoio

A Semace contou em Fortaleza com o apoio da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC). Já em Aquiraz e Maracanaú o auxílio foi dado pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE).

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov