Seminário discute a dragagem de rios no litoral leste do Ceará

24 de maio de 2013 - 15:22

24/05/2013

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) esteve presente na última terça-feira (21) no seminário participativo “Projeto de Dragagem do Rio Jaguaribe”, que ocorreu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), no município de Aracati. A ocasião serviu para a elaboração dos projetos básicos e executivos de dragagem dos estuários dos rios Choró (Cascavel), Pirangi (Beberibe), Jaguaribe (Aracati) e Barra Grande (Icapuí), todos localizados no litoral leste do Estado.

Um dos objetivos do evento era conscientizar e mobilizar a sociedade com relação ao grave problema de assoreamento que esses recursos hídricos vêm sofrendo. Outro ponto abordado foi a relevância da técnica de dragagem para o trabalho de limpeza, desobstrução, remoção e escavação do material encontrado no fundo desses rios, visando aumentar a profundidade da área navegável e contribuir para uma melhor utilização do espaço pela pesca.

O seminário foi uma realização do Ministério da Pesca e Aquicultura, Secretaria de Pesca e Aquicultura do Ceará e Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do Laboratório de Ciências do Mar (Labomar).

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov