Semace promoveu a Cultura Ecológica durante o Festival de Teatro de Guaramiranga

14 de setembro de 2009 - 14:53

Durante a realização do XVI Festival Nordestino de Teatro, em Guaramiranga, a Semace promoveu a primeira edição do Cultura Ecológica nas Alturas – Educação Ambiental Sobe a Serra, com um plano de ações executado durante os dias 11 e 12 de setembro.

Como promoção da educação ambiental constante no Estado do Ceará, o projeto gerou proximidade da Semace com a comunidade local, além de ampliar o envolvimento dos comerciantes, empreendedores, estudantes, educadores, gestores e comunidade que vive em Guaramiranga e proximidades do Maciço Baturité, na busca de uma cultura de preservação do meio ambiente. O trabalho também visa sensibilizar a sociedade a mudar suas atitudes, com novas posturas em prol da qualidade de vida, assim contribuímos juntos para a conservação dos espaços urbanos.

A Semace começou suas ações na sexta-feira, 11, com uma Blitz Ambiental Educativa realizada em parceria com a CPRV, tendo base seu posto na CE-065 (saída de Aracoiaba). Lá foram distribuídas mais de mil sacolares veiculares e material educativo, com o intuito de conscientizar os motoristas a não jogar lixo nas estradas nem tampouco nas ruas e vias do município.

Concomitante, a primeira das duas ações previstas no programa adote uma árvore distribuiu cerca de 300 mudas, entre frutíferas (limão, cajueiro bravo, azeitona preta, graviola e jambo) e nativas (ypé amarelo, abricó do Pará, urucum, sabiá tiúba, angico, podói, ingazeira e imbiriba) para incentivar o cultivo e a preservação permanente de nossas árvores. No dia seguinte, outras 200 mudas de plantas nativas foram doadas para as crianças da cidade de Guaramiranga.

No sábado foi a vez das crianças brilharem no palco da Tenda do Sesc. Convidados pela Semace, o grupo Amigos do Teatro encenou a peça teatral Zé Coleta & a Mãe Natureza, o qual discutiu a importância da água, o consumo consciente, coleta e destino final do lixo e crimes ambientais, que propicia reflexões e incentivo à mudança de atitude. A contadora de histórias e também responsável pelo grupo há cinco anos, Nadja Aguiar, brindou o público de crianças com uma bela história de cunho ambiental e declarou que “para as crianças é importante mostrar o trabalho e fazer a conscientização desde cedo, pois quando despertamos os verdadeiros valores, estamos formando cidadãos”.

Vindos de Caucaia as crianças e adolescentes tiveram uma surpresa depois da aplaudida apresentação. Convidados para um passeio ecológico por Guaramiranga, culminando com a visita ao Pico Alto, conhecido como o segundo ponto mais alto do estado com 1.115 metros acima do mar. “Dá uma sensação de paz”, disse um visivelmente emocionado Ramires Ventura, o ator mirim que interpreta o Zé Coleta.

A tarde reservou o lançamento do Projeto Sacola Retornável em Guaramiranga. Oito mercadinhos previamente cadastrados pelo gerente da APA, Carmem Sílvia, receberam dez sacolas retornáveis como incentivo ao não uso do plástico no dia-a-dia. À médio prazo a ação visa a diminuir significativamente o consumo de sacolas plásticas, um resíduo constante no lixo de Guaramiranga, vetor de poluição e que provoca grande impacto visual notado por habitantes locais e turistas. Propietário da Panificadora São José, ‘Seu’ Ademir comemorou a iniciativa, “agora vai ser o ideal, pois tem cliente que recebe o produto e tira do saco plástico, não gosta”, assume de sorriso aberto.

Uma ação que envolve educação ambiental e cultura para conscientizar e sensibilizar o maior número de pessoas possíveis ao mesmo tempo também é motivo de orgulho para a Lúcia Teixeira, Superintendente da Semace, que disse “o foco principal são as crianças, mas a educação ambiental tem de ser levada para o resto da vidas de todos, e a cultura vem ajudar essa propagação de uma forma mais agradável e inteligente”

O Cultura Ecológica nas Alturas – Educação Ambiental Sobe a Serra é uma iniciativa da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam) e da Coordenadoria Florestal (Coflo), com a colaboração da Ascom na elaboração de seu plano de ações.

Daniel Herculano
Assessoria de Comunicação – Semace