Semace oferece curso para 29 prefeituras do Norte e Ibiapaba

Alberto Perdigão
Assessor de Comunicação da Semace
(85) 3101-5554

Bica do IpuGestores e técnicos das prefeituras de 29 municípios das regiões Norte e Ibiapaba serão capacitados a atuarem como autoridade ambiental local, por meio de um curso de capacitação do projeto Interação, oferecido pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) em parceria com a Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano do município de Ipu. As aulas serão realizadas de 15 a 17 de maio, em Ipu. O curso é aberto a prefeituras que estão se estruturando ou que já atuam como autoridade ambiental, na fiscalização e no licenciamento de empreendimentos de impacto local.

As aulas serão ministradas por técnicos da Semace com larga experiência. Abordarão a descentralização da política ambiental prevista na Lei Complementar nº 140/2011 e aspectos legais, a metodologia de atuação no campo e estudos de caso, nas áreas de licenciamento, fiscalização, monitoramento ambiental e gestão florestal. As inscrições são gratuitas estão abertas no limite de três participantes por município, no site do curso.

Transferência das atividades

“Com a experiência acumulada em 31 anos, a Semace replica conhecimentos de forma regionalizada, colaborando, assim, para a transferência das atividades de gestão florestal, licenciamento, monitoramento e fiscalização ambiental para os municípios”, explica a assessora de Desenvolvimento Institucional e coordenadora do Interação, Elisabete Romão. Os municípios deverão custear hospedagem, deslocamento e alimentação dos seus representantes.

Municípios do Interação

Alcântaras, Carnaubal, Cariré, Croatá, Coreaú, Forquilha, Frecheirinha, Graça, Groaíras, Guaraciaba do Norte, Hidrolândia, Ibiapina, Ipu, Irauçuba, Massapê, Moraújo, Mucambo, Pacujá, Pires Ferreira, Reriutaba, Santa Quitéria, Santana do Acaraú, São Benedito, Senador Sá, Sobral, Tianguá, Ubajara, Varjota e Viçosa do Ceará.