Coema aprova, por unanimidade, projeto da Dessal do Ceará

8 de novembro de 2023 - 17:37

O projeto da Dessal do Ceará foi aprovado por 22 votos favoráveis e quatro abstenções pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema), em reunião ordinária realizada, nesta quarta-feira (08), no auditório da Semace. A secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), Vilma Freire, presidiu a reunião, que contou com a presença do superintendente da Semace, Carlos Alberto Mendes, além de outras autoridades e demais conselheiros.

O projeto da Dessal do Ceará é estratégico para a diversificação da matriz hídrica do estado, visando garantir a segurança do abastecimento de água em Fortaleza e beneficiando cerca de 720 mil pessoas. Prevê-se que a planta de dessalinização da capital seja a maior da América Latina, com capacidade de produção de 1m³ (mil litros de água) por segundo. O projeto, que tem um investimento total de R$ 3 bilhões ao longo dos próximos 30 anos, deve ser construído nos próximos dois anos (2024 e 2025).

Outros projetos foram votados durante a reunião, como o Projeto do Aterro Sanitário Regional de Pacajus, que recebeu 25 votos favoráveis e duas abstenções. O empreendimento foi concebido para atender a demanda de parte da região metropolitana de Fortaleza e de outros municípios próximos, como uma alternativa ambientalmente correta para a disposição de resíduos sólidos urbanos (RSU), resíduos industriais Classe II-A e II-B (NBR 10.004/04), resíduos sólidos do serviço de saúde (RSSS) e outras tecnologias.

O Projeto da Linha de Transmissão da Portocem – SE Pecém II da CHESF também foi aprovado por 24 votos favoráveis. Será implantado no município de São Gonçalo do Amarante – Ceará, e transportará a energia gerada pela UTE PORTOCEM para o Sistema Interligado Nacional (SIN), com uma linha de transmissão de 500 kV, composta por estruturas metálicas treliçadas, autoportantes, de circuito duplo e um bay de conexão, totalizando 5,526 km.