Coema disciplina audiência pública com participação remota

20 de agosto de 2020 - 18:11 # # # # #

Alberto Perdigão Assessor de Comunicação da Semace (85) 3101-5554

Participantes da reunião virtual do Coema na tela do computadorO público poderá participar, por meio da internet, das audiências públicas presenciais exigidas pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) nos processos de licenciamento ambiental. O disciplinamento proposto pela autarquia foi aprovado, nesta quinta-feira (20), durante sessão extraordinária do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema). A medida amplia a transparência e o controle social do licenciamento que, antes, só poderiam ser realizados durante as audiências presenciais.
 
A proposta recebeu emendas do Ministério Público Federal e do Ministério Público Estadual, para assegurar que a participação remota ocorra de forma complementar à audiência presencial e de maneira permanente. O próximo passo da Semace será solicitar do Governo do Estado a inclusão da audiência presencial na lista de atividades com isolamento social flexibilizado e os respectivos protocolos de saúde que disciplinarão os encontros.

Avanço

A Semace apresentou a proposta, para viabilizar a realização de audiências públicas com participação e juridicamente seguras, durante a pandemia do coronavírus. De acordo com o superintendente da Semace e secretário do Coema, Carlos Alberto Mendes, a aprovação foi um “avanço” para os processos que estão parados na autarquia, à espera da regulamentação das audiências.
 
“São empreendimentos de significativo impacto ambiental, é verdade, mas significativos também por gerar emprego e renda, principalmente neste momento de crise que o país está vivendo”, afirmou o superintendente. “Foi muito importante a gente normatizar, dar segurança jurídica para a Semace e para o empreendedor, para que a gente possa realizar essa audiência pública presencial com participação remota”, completou.

Audiência pública

A audiência pública é uma exigência legal para empreendimentos de maior potencial poluidor-degradador que estão requerendo a licença ambiental. Durante o encontro, o interessado apresenta o estudo e o respectivo relatório de impacto ambiental às populações alcançadas pelo projeto. O público pode esclarecer dúvidas e dar sugestões. A Semace faz o acompanhamento, para que todos os procedimentos de informação e participação sejam cumpridos.