SFB apresenta Inventário Florestal Nacional na Semace

17 de setembro de 2010 - 15:59

Na tarde desta quinta-feira, 16, o gerente executivo do Departamento de Informações Florestais do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) em Brasília, Joberto Freitas, e o chefe da unidade regional do Nordeste do SFB, Newton Barcelos, estiveram na sede da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), em Fortaleza, para apresentarem o Inventário Florestal Nacional (IFN). O principal objetivo do IFN é produzir informações sobre os recursos florestais brasileiros que subsidiem a construção de políticas públicas de preservação.

A apresentação teve início com Newton Barcelos explanando para o público presente sobre o Serviço Florestal Brasileiro, que é ligado ao Ministério do Meio Ambiente. Barcelos falou das principais atribuições do SFB, entre elas, a gerência do Cadastro Nacional de Florestas Públicas e a gestão do Sistema de Florestas Públicas, bem como a realização do Inventário Florestal Nacional.

Em seguida, foi a vez de Joberto Freitas explicar detalhadamente o IFN. Segundo ele, “o inventário vai servir para fornecer informações das regiões que necessitarão de políticas públicas para preservar o meio ambiente”. Freitas ressaltou que o país não possui dados adequados dos recursos florestais atualizados, pois o que existe é um quadro da situação da década de 80, na qual as demandas e tecnologias eram outras.

A metodologia utilizada no inventário é baseada em amostragens sistemáticas. Segundo Freitas, grades regulares serão colocadas a cada 20 quilômetros do território nacional. Nos pontos escolhidos, uma unidade amostral, com quatro subunidades de 20 metros por 50 metros, coletará as informações desejadas. Além disso, questionários serão aplicados junto aos usuários dos recursos florestais.

O Inventário Florestal Nacional fornecerá um mapeamento da vegetação, medição e controle de qualidade do campo, levantamento socioeconômico, dados dos solos e da biodiversidade, tendo como propósito ser realizado a cada cinco anos.

Freitas informou a situação atual do IFN no Brasil. O gerente executivo do Departamento de Informações Florestais do SFB disse que já foram realizados testes em todos os biomas nacionais e que alguns estados já estão trabalhando na implementação do inventário. “Santa Catarina já fez o seu. Rio de Janeiro, Sergipe e Rio Grande do Sul estão implantando. O Distrito Federal começará a partir de outubro. Temos interesse de promover em todo o país em parceria com os estados”, finalizou.

Fhilipe Augusto