Curso sobre Sinaflor está com inscrições abertas para servidores de órgãos ambientais municipais

4 de junho de 2024 - 13:19

Rivaldo Gadelha - Ascom Semace - Texto

A Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE) está com inscrições abertas para o curso ‘Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais – Sinaflor’, que será realizado nos dias 11 a 13 de junho, a partir das 8h, na sede da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace). O público alvo são servidores das Secretarias e Autarquias municipais de meio ambiente, habilitados no SINAFLOR.

A capacitação tem como objetivo disseminar informações sobre a utilização dos sistemas SINAFLOR e SINAFLOR +, de forma a possibilitar a análise das solicitações, considerando o impacto local voltado para corte de árvores isoladas (CAI) e uso alternativo do solo (UAS), para os órgãos ambientais municipais de meio ambiente.

O código solicitado pelo sistema deverá ser preenchido com SNC2024

É importante lembrar que os participantes devem trazer seu próprio notebook para acompanhar as atividades do curso. Para dúvidas, entre em contato pelo e-mail: capacitacao@semace.ce.gov.br

Faça sua inscrição aqui: escola.egp.ce.gov.br. Obs: O código solicitado pelo sistema deverá ser preenchido com SNC2024

Conteúdo Programático

Implantação do SINAFLOR no Estado do Ceará;
Sobre o SINAFLOR; Tipos de usuários e acessos ao sistema; Orientações para obtenção de perfil; Funcionalidades disponíveis por perfil;
Primeiro acesso ao sistema; Cadastro de empreendimento; Arrendamento de imóvel rural; Cadastro de responsável técnico; Cadastro de
projetos de Supressão de vegetação para uso alternativo do solo (UAS) e Corte de árvores isoladas (CAI).
Legislação Ambiental Aplicada ao SINAFLOR:
Código Florestal (Lei Federal nº 12.651/2012); Instrução Normativa Ibama nº 21, de 24/12/2014; Instrução Normativa Ibama nº 14, de
26/04/2018; Instrução Normativa nº 9, de 12/12/2016 – Altera a IN 21/2014; Instrução Normativa nº 13, de 18/12/2017 – Altera a IN 21/2014;
Instrução Normativa nº 4, de 22/01/2019 – Prorrogação de prazo (Art. 70 da IN Ibama nº 21/2014); Resolução COEMA nº 02 de 17/05/2019.
Funcionalidades dos perfis
Consulta; Analista técnico; Gerente operacional; Gerente autorizador.
Como realizar o cadastramento de uma solicitação;
Funcionalidades do SINAFLOR + (Módulo Interno e Módulo Externo)