Semace vistoria 117 veículos na Operação Fumaça Negra

19 de julho de 2010 - 16:43

Em Fortaleza, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio do Núcleo de Análise e Monitoramento (Nuam), realizou nos dias 14 e 15 deste mês novas fiscalizações da Operação Fumaça Negra. As blitze, que têm como objetivo a redução dos gases poluentes provocados por veículos movidos a diesel, ocorreram nas avenidas Godofredo Maciel e General Osório de Paiva.

De acordo com os técnicos do Nuam, 117 veículos foram vistoriados. Desses, oito foram autuados por apresentarem condições irregulares com índice de fumaça superior a 40% da Escala de Ringelmann, que avalia o teor de fuligem.

Os condutores autuados têm o prazo de até 15 dias para se apresentarem à Semace com o veículo regularizado. As multas variam de R$ 1.078,95 a R$ 4.315,81, e constatada a regularização dentro dos padrões, o proprietário do automóvel pode ter o benefício da redução de 50% do valor da multa.

A Operação Fumaça Negra contou com a parceria da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC). Há mais de vinte anos, a ação busca também orientar os motoristas de veículos a diesel para uma conscientização em relação a degradação ao meio ambiente.

Ana Luzia Brito