Semace leva educação ambiental para a Expocrato 2010

12 de julho de 2010 - 16:34

Foi aberta oficialmente, neste domingo (11), a 59ª Exposição Agropecuária do Crato (Expocrato). Na oportunidade, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) encontra-se com um estande institucional no Parque Pedro Felício Cavalcante, onde a feira está sendo realizada, no período de 11 a 18 de julho. O objetivo da autarquia é disseminar a educação ambiental para o público participante, bem como divulgar o Parque Estadual do Sítio Fundão, unidade de conservação, situada em Crato.

No estande, técnicos da Semace ressaltam para os visitantes a importância da consciência ambiental na atualidade. A população pode encontrar cartilhas educativas que retratam assuntos relevantes para o meio ambiente, como queimadas, desmatamento, uso racional da água, poluição sonora, coleta seletiva, entre outros. Alunos dos cursos de geografia, ciências sociais e história, da Universidade Regional do Cariri (Urca), estão auxiliando nos trabalhos.

Além disso, o cidadão pode ficar sabendo um pouco mais sobre o Sítio Fundão e suas características, afirma o gerente da unidade de conservação, Mardineuson Sena. Por ser um Parque Estadual, ele está inserido na categoria de proteção integral, não permitindo qualquer tipo de degradação ambiental. Sua área é de 93,54 hectares e fica localizado apenas a três quilômetros da sede do município.

Para a professora e advogada, Mazé Alencar, que estava passeando pela Expocrato com sua família, a Semace está de parabéns pela iniciativa. “Trata-se de uma ação de suma importância, pois muita gente só conhece de nome. A reserva é belíssima. As futuras gerações precisam conhecê-la”, disse Mazé.

Saiba mais sobre o Sítio Fundão

O Parque Estadual do Sítio Fundão é uma unidade de conservação (UC) de proteção integral. Ele possui 93,54 hectares de extensão, ficando apenas a 3 km da sede do município de Crato, na Região do Cariri. A UC foi criada em março de 2008, pelo Governo do Estado do Ceará, e conta com uma flora bem diversificada, na qual podemos encontrar espécies de cerrado, composição florestal e remanescentes da mata atlântica, com uma grande diversidade biológica.

Fhilipe Augusto – enviado ao Crato