Jijoca de Jericoacoara recebe programação ambiental da Semace

15 de junho de 2010 - 16:08

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Coordenadoria Florestal (Coflo) e Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam), realizou novas ações na Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa de Jijoca. As ações, ocorridas de 09 a 11 deste mês, fizeram parte da programação da Semana Nacional do Meio Ambiente da autarquia e da Secretaria de Meio Ambiente de Jijoca de Jericoarara.

Representando a Semace, na quarta-feira (09), a gerente da APA, Rafaela Ribeiro, participou da reunião que teve como tema a problemática dos efluentes que são despejados entorno da praia de Jericoacoara. O encontro reuniu membros da Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e representantes da comunidade local.

Na quinta-feira (10), a biodiversidade e a preservação da APA foram assuntos abordados nas palestra ministradas pela técnicas Rafaela Ribeiro (Coflo) e Roberta Creston (Codam), para 30 alunos, de 13 e 14 anos, da Escola de Ensino Fundamental Senador Carlos Jereissati. Na oportunidade, as técnicas mostraram imagens com exemplos de degradações feitas pelo homem em torno da lagoa de Jijoca e dunas. Já na sexta-feira (11), a programação ambiental contemplou 50 alunos da Escola José Teixeira de Albuquerque.

Ao final das atividades, a Semace esteve presente na festa de encerramento da Semana do Meio Ambiente promovida pela Secretaria de Meio Ambiente, da Prefeitura. Na ocasião, a instituição teve um stande, onde as técnicas distribuíram folders e orientaram a população sobre as atribuições da autarquia no Estado, bem como a importância da preservação das unidades de conservação.

Para o secretário de Meio Ambiente, José Osmar Fonteles, a participação da Semace durante o evento foi bastante significante: “As ações da instituição acrescentaram e muito no nosso trabalho”, disse. Segundo o responsável pelo órgão, a região é muito complexa nos assuntos de degradação ambiental e por esse motivo acredita ser necessário a existência de um planejamento integrado entre as instituições ambientais.

Fiscalização

Na sexta-feira (11), a Semace autuou quatro estabelecimentos localizados na praia de Jericoacoara que estavam com obras em fase de construção sem licença ambiental. Na ocasião, foram autuadas as pousadas Renata, Seahra, Agapantos e Bougueville. Os proprietários receberam o Auto de Constatação e tiveram suas obras embargadas.

Ana Luzia Brito