Semace colabora para preservação de pássaro raro na Serra do Araripe

2 de junho de 2010 - 15:08

Ontem (1), a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), através do escritório regional do Cariri, participou de ação, juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente do Crato (Semac) e Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), para redistribuição da água da fonte Caiana. O objetivo é recuperar as chamadas “levadas”, que são valas criadas antigamente pelos agricultores para armazenar água das fontes.

Segundo o gerente regional da Semace-Cariri, João Josa, essa ação irá contribuir para a preservação do pássaro Soldadinho do Araripe, ave exclusiva da serra do Araripe. Atualmente, esta ave encontra-se em processo de extinção, restando apenas cerca de 800 exemplares. Com a reestruturação das levadas, espera-se que o Soldadinho tenha as condições necessárias para sua reprodução.

De acordo com o gerente regional da Cogerh, Yarley Brito, a parceria da Semace tem sido fundamental para auxiliar esse trabalho. “Acho que todas as bacias hidrográficas do Ceará deveriam ter uma sede da Semace. Mesmo antes do convênio com a Cogerh, o apoio da superintendência tem ajudado muito o nosso trabalho com os recursos hídricos do Estado”, afirmou.

Luanna Patrícia – enviada ao Cariri