Blitze contra poluição sonora são realizadas em Crato

2 de junho de 2010 - 15:17

Durante os dias 28 e 29 de maio, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), através do escritório regional do Cariri, realizou blitze contra a poluição sonora no município de Crato. O objetivo foi fiscalizar os estabelecimentos comerciais (bares e restaurantes) e veículos automotores equipados com aparelho sonoro.

No primeiro dia, três estabelecimentos encontravam-se com a emissão sonora acima dos padrões exigidos pela Prefeitura Municipal, que é de 70 decibéis. Desses, dois foram autuados e um notificado. Na ocasião, ainda foram apreendidos quatro veículos que estavam utilizando o equipamento fora da legislação vigente. A aparelhagem foi encaminhada à delegacia, gerando Auto de Apresentação e Apreensão e Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

Já no dia 29, foram vistoriadas lojas e carros que fazem propaganda sonora. Na oportunidade, um veículo foi autuado no centro da cidade e outro no distrito de Ponta da Serra. No bairro Batateiras, uma pessoa foi denunciada pelos vizinhos por estar com o volume do som, em sua residência, acima do permitido no horário das 23 horas. A moradora também foi autuada pela Semace e levada à delegacia.

Acompanharam a Semace nas ações representantes da Secretaria de Meio Ambiente de Crato (Semac); Departamento Municipal de Trânsito (Demutran); Companhia de Policiamento Militar Ambiental (CPMA), Ministério Público do Estado do Ceará e Ronda do Quarteirão.

Luanna Patrícia (enviada ao Crato) e Fhilipe Augusto