Semace flagra retirada irregular de barro em APP

1 de junho de 2010 - 15:05

Ontem (31), a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), através de seu escritório regional no Cariri, apreendeu um caminhão que fazia retirada irregular de barro preto do leito do rio Batateira, no Crato. O serviço era realizado para a Indústria Cerâmica Batateira e pretendia adquirir matéria-prima para a fabricação de telhas.

Segundo a técnica responsável pela apreensão, Rocimary Petrole, o flagrante evitou que a degradação na área de preservação permanente (APP) fosse agravada. “Se nós não tivéssemos chegado a tempo, poderia ter sido retirado muito mais barro e o estrago seria bem maior”, afirmou. No local havia outros dois veículos que não puderam ser apreendidos por dificuldades de deslocamento: um caminhão, que estava quebrado, e uma escavadeira hidráulica, que não podia se locomover na estrada.

O veículo apreendido foi levado à delegacia regional do Crato, onde foram lavrados o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e o Auto de Apresentação e Apreensão. Dos três motoristas envolvidos, dois se apresentaram. No relatório da Polícia Civil foi exposto o ocorrido, acrescentando-se que o proprietário da cerâmica não compareceu à delegacia para assinar o auto de constatação. A carga dos dois veículos permanecerá no pátio da Semace-Cariri até que seja estipulada uma nova destinação.

Luanna Patrícia – enviada ao Cariri