Novas ações do Programa Fumaça Negra

21 de maio de 2010 - 14:01

Esta semana, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio do Núcleo de Análise e Monitoramento (Nuam), realizou durante três dias blitze do Programa Fumaça Negra. Desta vez, a ação aconteceu em Fortaleza (18), nos municípios de Santa Quitéria (19) e Crateús (20). O programa visa fiscalizar a emissão de fumaça dos veículos a diesel, autuando os veículos que oscilam entre os índices de 40% e 60% da Escala de Ringelmann.

Em Fortaleza, na avenida Bernardo Manoel, a equipe de técnicos do Nuam vistoriou o total de 63 veículos, sendo que 4 foram autuados. Já em Santa Quitéria, a blitz realizada na rodovia CE 257, km 205, vistoriou o total de 34 veículos, e apenas um foi autuado. No município de Crateús, as blitze, que tiveram caráter educativo e de orientação aos condutores, ocorreram em três locais: avenida Sargento Hermínio, ruas São Vicente e Edelberto Frota. Na ocasião, 114 veículos foram vistoriados e 15 autuados.

Os condutores dos veículos que receberam o auto de infração pela equipe de técnicos da Semace, têm o prazo de 15 dias para comparecer à autarquia com o veículo devidamente regularizado. Respeitando este prazo, o responsável poderá reduzir em 50% o valor da multa que varia de R$ 1.060,03 à R$ 4.240,12.

Assessoria de Comunicação da Semace