Nuam e Nucam recebem treinamento para operar novos analisadores de gases

18 de maio de 2010 - 15:59

As equipes que trabalham com o monitoramento da qualidade do ar na Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) recebem, nesta terça e quarta-feira (18 e 19 de maio), treinamento para utilizar os novos analisadores de gases atmosféricos adquiridos pela autarquia. Mais de 20 técnicos dos núcleos de Análise e Monitoramento (Nuam) e de Controle Ambiental (Nucam) se reúnem em Sobral, na fábrica Votorantim, para receber instruções teóricas e práticas sobre o equipamento, que será usado nos processos de licenciamento, monitoramento e verificação de denúncias.
Os analisadores, do modelo 350XL, fabricado na Alemanha, permitem verificar a presença e a concentração de gases poluidores nas emissões industriais para a atmosfera, diretamente na chaminé e com resultado instantâneo. Será possível apurar com mais rapidez e precisão se as empresas estão com a emissão de gases adequada aos limites determinados pela legislação ambiental. O treinamento está sendo realizado em Sobral porque o local possui estrutura adequada para a verificação de emissões gasosas complexas.

“As empresas enviam para nós os relatórios de auto-monitoramento e a nossa fiscalização até agora é baseada na escala de Ringelmann (que analisa a fumaça pelos tons de cinza). Os novos equipamentos vão nos dar dados mais consistentes”, explica a gerente do Núcleo de Controle Ambiental (Nucam), Glória Gomes. Os novos analisadores devem entrar em operação logo após o treinamento, na próxima semana.

Saiba mais

A Semace adquiriu dois analisadores de gases atmosféricos por medida compensatória (mecanismo jurídico pelo qual uma empresa poluidora custeia materiais para instituições públicas de proteção ao meio ambiente), no valor de R$ 111.833,56. A Semace é a única entidade ambiental pública no Nordeste que possui esse tipo de analisador, o qual tem a tecnologia mais avançada da categoria.

Roberta Felix
Assessoria de Comunicação da Semace