Demarcação de espaço para kitesurf no Lagamar do Cauípe

4 de maio de 2010 - 16:21

Uma reunião para definir a área para a prática de kitesurf no Lagamar do Cauípe, em Caucaia, foi realizada nesta terça (4). Com a participação da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), do Corpo de Bombeiros Litorâneos, de comerciantes do local e dos kitesurfistas, foi estabelecido um acordo para garantir a segurança e o lazer de todos. A divisão será marcada por boias que vão separar os espaços dos banhistas e dos praticantes do esporte.

O gerente da Área de Proteção Ambiental (APA) do Lagamar do Cauípe, André Pereira, relata que o local onde serão colocadas as boias de separação foi definido observando as preferências dos diversos públicos que frequentam a área. A distância média entre a delimitação e a beira-mar é de 30 metros, variando em alguns pontos e mantendo o acesso dos kitesurfistas à água. A instalação está prevista para 14 de maio, e a operação começa no sábado, dia 15.

O cordão com boias é do mesmo tipo usado na pesca, com algumas adaptações para fixá-lo, e será cedido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama). Ele será colocado somente durante o sábado e o domingo, quando há mais movimentação de banhistas. Os bombeiros guarda-vidas que atuam na área serão os responsáveis por posicionar o equipamento e orientar as pessoas sobre o espaço mais seguro para o banho. Os kitesurfistas já estão esclarecidos sobre a demarcação.

Roberta Felix
Assessoria de Comunicação da Semace